15 de julho de 2009

Deixa eu te contar um segredo


Só existe uma coisa sobre o amor que as pessoas esquecem de nos avisar. É algo simples de dizer e que certamente já nos alertaria para uma série de problemas futuros, e é talvez por isso mesmo que eles não nos avisem. Sentem e chorem, mas é verdade.
O amor acaba!
É, isso mesmo, ele realmente acaba. Essa história que dizem que amor dura pra sempre é pura mentira que nos fizeram acreditar só pra termos coragem de começar um namoro. É bem mais fácil começar algo achando que não vai ter fim. Mas a verdade é uma só, o amor realmente acaba.
Lógico que não de um dia pro outro. Lógico que não sem motivo nenhum. Mas ninguém é obrigado a amar pra sempre um completo idiota que sempre levanta a voz quando o casal começa a discutir. Ninguém é obrigado a amar pra sempre um completo idiota que de tanto mandar flores acabou fazendo você ficar com alergia a elas. Por isso, mais cedo ou mais tarde o amor acaba. Lógico que há casos em que isso acontece sem um motivo determinante. A relação fica chata, as brigas consomem, o perfume fica enjoado, o sexo já não é mais tão gostoso. É quando chega essa fase difícil que o amor toma um rumo, ou fica ou vai embora. Ele fica se ainda tiver algo realmente bom que faça valer a pena recomeçar a amar. Vai embora se a vontade de ser solteiro novamente falar mais alto. Nos dois casos existe amor sim, a diferença é uma só: em um caso há a vontade de amar, no outro não. E quando não se quer amar o que o pobre do amor pode fazer? Ir embora, acabar e se instalar em outro lugar, de outras formas.
O fato de alguém não amar mais você não quer dizer que ele nunca tenha amado. Ele amou sim! Amou muito e durante todo um tempo bem feliz, mas quando dizem que o amor é capaz de superar tudo, eles não dizem bem a completa verdade.
Pro amor renascer não basta só ele ter existo, tem que ter força de vontade, coragem e o principal, a paixão. Amor e paixão são coisas distintas, mas um só funciona bem se aliado ao outro. Se a paixão morre, morre com ela o tesão, a loucura e claro, o amor. Pra depois seguirem o mesmo caminho a coragem, o carinho, a atenção. O máximo que pode sobrar de uma relação de amor sem paixão é amizade, mas quer saber de outro segredo? Normalmente a paixão acaba pra apenas um dos dois e é aí que tá o problema, ninguém quer ser amigo do amor da sua vida.
No fim das contas a gente acaba percebendo que o bom da vida é assim mesmo, uma hora tem que ter fim. Lógico que vai doer ficar sem os carinhos, sem o prazer, sem as conversas, sem a companhia. Mas sabe de uma coisa que eu aprendi muito bem aprendido sobre o fim do amor? Não adianta a gente lutar contra! Quando o amor e a paixão acabam ou se separam, o melhor é aceitar e seguir em frente. Dói até um bucado e tudo mais, mas dói bem menos que saber que você dorme todas as noites ao lado de alguém que só vai pra cama contigo por não ter outra escolha e que só ouve tua voz porque você não o deixa colocar o volume do som do carro no máximo.
E tá aqui o último segredo: O amor acaba! A paixão e o amor só funcionam juntos, ninguém que ser amigo do amor da sua vida mas isso não quer dizer que não possa haver respeito. A única coisa que o amor deixa depois de tanta reviravolta é isso, o respeito. E se nem isso restar, suspeito eu que aí nunca sequer existiu amor.

Nenhum comentário: