9 de setembro de 2010

a verdade sobre o Acaso.


Fui deixando que a vida me levasse. Não contei dias, não perguntei a hora, não quis saber que lugar eu deveria estar. Estive e só, por ser levada até lá, sem nenhuma pretensão. Eu me mantive sóbria por semanas a fio e nas seguintes não deixei que nenhum sonho me embriagasse. Eu estava completamente desarmada, como quando às cinco da manhã você dorme e não tem pesadelos, nem sonha, nem se move na cama e mais parece se fingir de morto. Assim eu me mantive, na espera pra que o acaso agisse.
Ele não agiu. Na verdade eu acredito que ele nem me viu, passou por mim e, de tão quieta que eu estava, nem me notou. Até pensei em gritar, mas aí já era tarde, ele já ia longe, já se chegando a outro porto.
Pois veja só que malandro é esse acaso, vive dizendo que a gente tem de deixar ele agir, vive pregando que quando a gente sabe esperar é porque merece receber e aquela história toda de que com a calmaria é que se faz uma bonita tempestade... Mentirinha deslavada. Quando a espera já se tornara minha amiga ele passa por mim e nem me olha, não me nota, nem toca em minha vida e olha que ele nem precisava fazer tanto, no andar dessa minha carruagem já quase parada bastava ele tocar um fio do meu cabelo, a ponta do meu dedo e pronto, a ação seria de notável repercussão. Mas não, nem isso. Nadica de nada! O acaso passou por mim - passou e pronto! Nem sequer uma troca de olhares ou um sorriso, um aceno de tchau, um caminhar indeciso. Simplesmente não me viu.
Foi aí que eu aprendi a ser essa moça que hoje sou: Ansiedade e embriaguez de mãos dadas comandando esse coração e essa mente que, daquele dia em diante, descobriram que o acaso nada mais é que um velho ceguinho passando vez ou outra ao nosso lado e só capaz de fazer algo por nós se sentir nossos movimentos, se ouvir nossa voz, se formos capazes de fazê-lo vê à que viemos.

Um comentário:

Auricio disse...

E como sempre você encaixando as palavras como ninguém!
Gosto da combinação: Ansiedade e embriaguez. Essa mesma dupla me tem feito companhia nos últimos meses.

Eu já disse que aprontaríamos juntos?!


(L)

:*