21 de outubro de 2010

Boas frases, vez ou outra, geram bons livros.


Fui virando páginas, como quem folheia uma revista numa sala de espera. Não havia mais nada a ser feito, nenhuma palavra que pudesse ser dita para reverter - fim consumado, etapa acabada e página virada.
E em meio a uma página e outra me apareceu você. Como uma frase perdida no meio de tantas outras, aparentemente sem nada muito grande a me dizer. Até que mais algumas páginas depois a frase se repete e se repete. Repete-se tanto que eu percebo sua beleza, quanto conteúdo em tão poucas palavras. Virar páginas me trouxe você e, mais que isso, me trouxe tudo que você tem a oferecer.
Quase que você passou sem que eu percebesse. Depois de ter que rasgar tantas páginas havia me proibido de escrever contos de amor e dito a mim mesma que pararia de procurar frases bonitas por aí, pra evitar que algum dia as mesmas me fossem roubadas - fosse por não ser minhas de direito, fosse por não quererem me pertencer. Fiquei com medo por ter aprendido bem a lição de que palavras nem sempre dizem o que aparentam dizer. E o fiz sem reclamar, pois também muitas vezes fiz mau uso das palavras!
E agora você está aqui, uma frase bonita que não sai da cabeça, que se encaixa no meu atual contexto e que diz exatamente o que me faltava ouvir. Te leio receosa, não nego. Ainda me restam lembranças um tanto doloridas das páginas rasgadas. Outras nem doem tanto, até causam sorrisos e é também isso que me mete medo - não quero usar tuas palavras à toa, preciso ter certeza que não tentarei reciclar páginas velhas, nem por mim ou por causa social nenhuma; um motivo, banal ou não, seria suficiente pra desencadear textos antigos, se é que você me entende.
E agradeço desde já sua paciência, essa sua forma mansa de falar e esse seu palavreado de quem sabe o que quer e não tem medo, nem de livro antigo, nem de páginas perdidas ou palavras que foram ditas e não podem mais ser silenciadas. Acho bonito esse seu tom de certeza e a forma como me abraça sem medo de se perder nesse meu infinito particular, lotado de tantas outras frases que outrora me pareceram bonitas. Obrigado por não ter medo.
Devo dizer que tudo em você me soa bonito, como um conjunto de palavras bem cantadas na voz de Chico, que de tanto me dá conselhos virou amigo íntimo e pra meu bem, deixou claríssimo, você pode me fazer bem, basta que eu deixe e que tu queira. E tem alguma coisa perdida em qualquer lugar dessa nova página que diz que de uma forma ou de outra, isso dará um belo texto. Um texto doce, causador de risos. Quem sabe um dia vire livro...

Um comentário:

Lari Reis disse...

Acho que quase tudo de bom que acontece com a gente vem como frases perdidas entre folhas. Assim, meio inesperado, sabe...